Italia

 

Roma foi uma das melhores viagens que eu fiz! Não só porque eu realizei um sonho muito antigo de conhecer a Itália, mas também a cidade é maravilhosa!

Pra quem gosta de comer bem e saber mais sobre história e cultura, Roma é o lugar perfeito pra isso. Muitas pessoas falam que Paris é a cidade mais romântica do mundo, eu discordo completamente! Já estive lá e posso dizer que Roma da de mil a zero em Paris. Ambas as cidades são maravilhosas em termos de cultura, mas os italianos são bem mais receptivos do que os franceses, o que faz a cidade ficar muito mais atraente e bem mais fácil de se comunicar. Lá todo mundo parece estar de bem com a vida, diferente da França, que todo mundo reclama e tempo inteiro! Opinião pessoal! hehehe

Vamos as dicas! Fiz um roteiro básico de 3 dias, que é o tempo suficiente pra conhecer Roma. Além dos pontos turísticos, escolhi alguns pontos que foram dicas de amigos e familiares que moram lá, por isso é um roteiro que aborda tanto os pontos que todos devem conhecer, mas também o lado underground de Roma.

[scbutton link=”#” target=”blank” variation=”gray” size=”small” align=”none”]DIA 1[/scbutton]

Chip

1) Compre um Chip

Se vc é viciado em internet como eu, vai querer comprar um chip na hora que chegar. Não só por isso, mas vc vai pagar muito caro pra postar uma foto no instagram ou fazer um ligação internacional.

Se vc vai acompanhado, a melhor coisa é comprar um chip pré-pago que te dá direito ao 3G e créditos pra falar. Eu comprei um por 20 Euros, usei a internet a vontade e fiz telefonemas em caso de emergência.

Assim vc não corre o risco de ultrapassar o budget porque como o chip é pré-pago, se acabar o crédito vc vai lá e recarga, simples assim!

 

Mapa Roma

2) Estude o Mapa do Hotel

Quando vc chegar no seu hotel, peça para um mapa para o concierge. Com certeza eles já tem tudo pronto, inclusive as dicas de onde comer lá por perto e onde ficam os monumentos mais próximos.

Se prepare pra andar bastante, isso é bom na verdade pq vc vai comer bastante e queimar todas as calorias! Guarde o mapa com vc o tempo todo pois as ruas são bem confusas. No terceiro dia vc vai estar tirando tudo de letra, mas até lá é melhor não se perder.

 

Croissant

3) Café da Manhã na Padaria

Poderia dar várias dicas de padarias gostosas pra vc comer em Roma, mas tudo depende da sua localização. Posso garantir que em cada ponto de Roma tem um café, padaria ou boulangerie com doces incríveis pra vc parar e tomar café da manhã. Pergunte pro recepcionista do seu hotel que ele vai ter dar a dica.

Se o café da manhã do hotel estiver incluso, tire pelo menos um dia pra comer fora, ou faça paradas durante o caminho pra provar os doces. Não se esqueça de comer Tiramissú! É o melhor do mundo em todos os pontos da cidade!

 

Gelateria del Teatro

4) Gelateria Del Teatro

A Gelateria Del Teatro é a sorveteria mais famosa de Roma e dizem que lá são feitos os melhores sorvetes do país! Infelizmente passei pela região no domingo e ela estava fechada, mas todas as pessoas dizem pra provar os sabores de lá.

Endereço: Via di San Simone, 70

 

Profvmvm

5) Comprar Perfumes Raros

Todo mundo gosta de comprar perfumes, isso é fato! Mas comprar um cheiro que só vc tem é algo que poucos tem a oportunidade. Nessa loja de perfumes artesanais chamada PROFVMVM em Roma, vc vai encontrar iguarias e frascos raríssimos tanto da própria marca, quanto da Federic Male, um dos perfumistas mais respeitados do mundo (http://www.fredericmalle.com).

Recomendo passar lá com calma pra poder experimentar as fragrâncias. Dica! Se estiver na dúvida de qual perfume levar, espalhe um no pulso direito e outro do esquerdo e vá curtir seu dia. No fim do dia estude o aroma e veja qual fixou melhor na sua pele. Vá lá no dia seguinte e compre o frasco GRANDE! Pode ser que vc não volte mais lá por um bom tempo.

Infelizmente os atendentes da loja são uns estúpidos! Como eles sabem que os perfumes são especiais, sentem-se como se estivessem fazendo um favor pra vc em vender.  OBS: Cada frasco custa EUR 235,00 o que equivale a R$ 760,00 !!! Repito, vale a pena.

Site: http://www.profumum.com
Endereço: Piazza G. Mazzini, 4

 

Fontana di trevi

6) Fontana di Trevi

A Fontana di Trevi é a maior fonte barroca da Itália com 26 metros de altura por 20 metros de largura. Uma construção absurdamente maravilhosa!

Recomendo horários alternativos pois ela fica bem cheia perto do horário do almoço. Leve a sua moedinha pra fazer um pedido! Um lugar super romântico que garante fotos incríveis.

Endereço: Piazza di Trevi, 90

 

Pantheon

7) Pantheon

O Pantheon é um templo dedicado aos Deuses Romanos e é famoso pela sua cúpula que só é vista da parte de dentro do monumento. Tem um buraco no meio por onde passa a luz, o que garante um visual incrível.

O que é mais engraçado é que vc está andando nas ruas e do nada quando vira a esquina, se deparara com essa mega contrução. Vc leva até um susto! Eu achei a construção bem legal e vale a pena passar por lá.

Endereço: Piazza della Rotonda

 

Da Francesco

8) Restaurante “Da Francesco”

Essa é uma dica IMPERDÍVEL pra quem vai pra Roma. É um restaurante delicioso que você vai comer pratos tipicamente italianos como Spaghetti Matriciana e Caccio e Pepe, sem contar que vai tomar vinhos muito bons de deixar só 25 Euros pela comilança.

É super apertadinho porque a rotatividade é grande, mas como nós somos turistas, vale a pena comer com calma e pedir aquelas sobremesas incríveis. Como comentei la em cima, peça o Tiramissu! Outra dica boa é a Panacota. Hmmm!

Endereço: Piaza del Fico, 29

 

Coliseo

[scbutton link=”#” target=”blank” variation=”gray” size=”small” align=”none”]DIA 2[/scbutton]

9) Coliseo

O Coliseo pode ser maravilhoso por fora mas não podemos esquecer que era uma arena onde as pessoas morriam e eram devoradas por animais selvagens. Ele era inteiro feito de mármore, mas o governo retirou tudo pra construir a Basílica de São Pedro.

O Coliseo foi criado com a prática do “pão e circo” ou seja, pra população não se revoltar contra o governo e não se rebelar, eles promoviam essas lutas periódicas pra entreter a população (assim como é o futebol aqui no Brasil, enfim!).

Recomendo seriamente a visita guiada. Vcs vão ter acesso a parte subterrânea do Coliseo e ir ao topo do monumento, ouvindo toda história do lugar e tudo que acontecia em casa lugar. Foi o meu passeio preferido e vou voltar lá com certeza. Dependendo de onde estiver, vá de ônibus.

Compre com antecedência o seu ticket pois a fila é imensa! http://www.ticketsrome.com/en

Endereço: Piazza del Colosseo

 

Forum Romano

10) Fórum Romano

O mesmo ticket do Coliseo dá entrada no Forum Romano, então se programe pra fazer esse passeio no mesmo dia pra não perder o ingresso.

O Fórum Romano é uma praça imensa onde era o centro comercial de Roma, onde todo o comércio ocorria. Atualmente ele está em ruínas mas ele era inteiro feito de mármore. Vc gasta umas 3 horas andando por lá pois além de ser imenso, vc para pra tirar fotos das construções maravilhosas.

Endereço: Via della Salaria Vecchia

 

Piazza Navona

11) Piazza Navona

A Piazza Navona é um lugar muito pitoresco no meio de Roma! É uma praça com várias lojas com comidas, crepes, doces e presentes turísticos. Tem um carrossel no meio da praça que faz vc se sentir dentro de um filme!

Lá vc tem a oportunidade de comer uma das melhores gostosuras de Roma! O famoso CIAMBELLE, que é uma rosca pequena ou gigante coberta com açúcar e nutella! Pra comer de joelhos! Se algum dia quiser economizar no jantar, recomendo passar por aqui e se entupir de doces e marzipans! Delícia!

 

Taverna Trilussa

12) Taverna Trilussa

Essa Taverna é um típico restaurante italiano com entradas e sobremesas maravilhosas! O que mais me chamou a atenção é que você come dentro da própria panela! Super diferente! O vinho da casa é uma delícia e pela carta de sobremesas, acabei pedindo 2 pratos só pra mim.

De fato é muita comida pra uma pessoa só, mas já que é pra chutar o balde, vamos fazer direito né?

 

Trastevere

13) Bairro Trastevere

O Trastevere é o bairro mais boêmio de Roma, lá a galera se encontra pra beber ao ar livre, tomar muito vinho, cerveja e o que tiver! Da pra conhecer bastante gente por lá e quem sabe, até se dar bem pelos cantos escuros de Roma! Uhuuuu !!!

Depois do jantar, a melhor dica é passear por lá e encontrar um bar com a sua cara, são tantos que nem consigo indicar. Fora que o bairro tem vários brechós e lojinhas abertas de madrugada pra galera que circula por lá.

 

Vaticano

[scbutton link=”#” target=”blank” variation=”gray” size=”small” align=”none”]DIA 3[/scbutton]

14) Vaticano

Pra quem não sabe, o Vaticano é um país dentro da Itália, com suas próprias leis, costumes. Muito estranho! Mas faz o maior sentido quando vc chega lá. Tudo no Vaticano gira em volta do Papa, tem até calendário, porta copos, TUDO!

Recomendo a visita guiada pelo Vaticano pois a história de lá é muito vasta e vale a pena conhecer todos os detalhes além da arquitetura maravilhosa.

 

Capela Sistina

15) Capela Sistina

Não perca tempo! Em breve a Capela Sistina vai fechar pois o teto está desabando, acredite! Eles são tão obcecados com a preservação da igreja, que é proibido até falar dentro de lá!

De fato a construção é maravilhosa e o caminho até chegar dentro dela é de cair o queixo. Tudo muito ostentativo. Fica nítido a vontade do governo em ostentar poder perante a população com tanta obra de arte e paredes de ouro.

 

Basilica de Sao Pedro

16) Basílica de São Pedro

Como eu comentei no Coliseo, todo o mármore de lá foi utilizado dentro da Basílica, então vcs podem ter uma noção da grandiosidade e materiais que a Basílica foi construída.

A parte “visitável” é imensa, tem até acesso subterrâneo pras catacumbas da Igreja, é de arrepiar! Se tiver tempo, faça o tour até a aboboda superior da Basílica. O que fiquei mais impressionado é saber que a Basílica tem muitas passagens secretas e lugares proibidos pra visitantes. Será que eles ainda fazem seitas lá?! Vixxx!

 

Via Dei Condotti

17) Via dei Condotti

Compras! Compras! Compras! Mas calma que é tudo em Euro! Na Via del Corso estão localizadas as lojas mais caras da moda mundial: Gucci, Prada, Ferragamo, Zegna, Hermés, Chanel e por aí vaí.

Se vc acabar não se controlando, vai ter que deixar o passaporte pra pagar as contas! Da vontade de levar tudo, então deixe esse passeio pro final e gaste o que sobrou do budget! hehehe.

 

Via del Corso

18) Via del Corso

É como se fosse a nossa Avenida Paulista. É a rua mais famosa de Roma. Vale a pena passear por ela com calma e apreciar a decoração que fica em cima da rua inteira.

Dependendo da época eles mudam as cores da luzinha. Eu fui em Dezembro, então estava colorido por causa do Natal. Muito legal!

 

La Pergola

19) Restaurante La Pergola

Um dos restaurantes mais caros do mundo. Possui 3 estrelas Michelin e só é possível fazer reserva com 2 meses de antecedência.

Foi uma das experiências gastronômicas mais incríveis da minha vida. Tem até cardápio de água pra vc ter uma noção! Tomei cava, vinho tinto, vinho branco e sauterne. O menu degustação é fantástico e faz parte da cozinha molecular criado pelo chefe Heinz Beck.

Faz parte do menu degustação nada mais nada menos que 22 sobremesas!!! Sem contar que vc tem a vista completa da Itália.

Eles têm um dress code próprio, então se vc não estiver vestido de forma apropriada, eles te levam até o guarda-roupa e te fornecem um terno pra vestir e jantar.

Toda essa experiência saiu EUR 300,00 por pessoa (o equivalente a R$ 1.000,00). Vcs vão me achar louco por pagar tudo isso mas a experiência vale cada centavo. Vale a pena economizar a viagem toda só pra poder jantar no La Pergolla.

Então se vc tem planos de passar por lá, já agende sua mesa!

Espero que tenham gostado desse roteiro! Da pra conhecer Roma em 3 dias, depois me fale o que achou desse roteiro e me conta como foi sua viagem aqui nos comentários!

Abs,

T

Tonanni
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Comente pelo facebook
11 comentários
  1. Cesare Barbsro  24/02/2014 - 19h20

    Tonanni,muito legal seu blog parabéns!!
    gostei do seu post sobre Roma vc me fez
    ficar com mais vontade de voltar pois fiz a mesma
    viagem em outubro do ano passado..não vejo a hora de voltar!!! o seu bl

    • Tonanni  25/02/2014 - 01h59

      Fala Cesare! Roma é incrível né? Fiz esse post tão longo pois me apaixonei pela cidade. Se tiver alguma dica que eu não comentei, me mande pois quero voltar lá em breve! Abraço Tonanni

  2. Paolo Giffoni  07/03/2014 - 12h43

    Adorei…Estou indo pela primeira vez este ano!!!! Vou seguir …o Roteiro!!!!
    Abraço friend

  3. Arthur Oliveira  04/01/2015 - 16h55

    Poxa, me apaixonei pela cidade! Cheguei há poucos dias e ja entrei em depressão por imaginar a volta. Fiquei impressionado lendo sobre o La Pergola, ainda passarei mais 1 mês por aqui então vou tentar fazer uma reserva. Como voce procedeu, cara? Abraço e parabéns, ótimas dicas.

    • Tonanni  15/01/2015 - 20h55

      Roma é incrível né Arthur!? Fiz reserva no La Pergola com muita antecedência mas foi uma das minhas melhores experiências gastronômicas! Abs

  4. Adriana Torres  05/07/2015 - 04h46

    Falou um monte de coisas de que discordo!
    O Coliseu, por exemplo, não foi construído pra ser palco de barbáries… Ele se tornou isso com o tempo, com a mudança de imperadores, por um determinado período de tempo! Hoje é importante símbolo religioso…
    Esqueceu de dizer que as suas dicas são pra quem vai com a mala cheia de euros! Pq comprar na via del Corso e jantar no La Pergola não é pra qquer pessoa… Rsrs a propósito, estou em roma hoje e a via del Corso não está enfeitada com luzes!
    Achei na verdade Roma bastante suja e meio desorganizada pro turista!

    • Tonanni  07/07/2015 - 18h39

      Oi Adriana! As informações do Coliseu foram passadas pra mim pela guia turística, então posso confirmar as coisas que escrevi sobre isso no post. No meu post falo sobre coisas legais pra fazer em Roma, cabe a você optar por jantar no La Pergola ou comer num bar de esquina como mencionei em um dos restaurantes, pra mim tanto faz! Só a possibilidade de ter conhecido a Itália já me deixa muito feliz!

  5. Martha Morhy  07/09/2015 - 17h25

    Bom Tonanni, gostei do seu roteiro, realmente suas dicas são para pessoas cheias do Euro, mas acho super válidas!!!!
    Afinal, tem muita gente com grana para gastar que gosta de dicas para viagens.
    Quando vc prepara suas férias, nunca se baseia pelas dicas e informações apenas de um site, vc faz um estudo e tira um pouco do que lhe convém de cada um, por isso achei desdenessario e sem contribuição nenhuma o comentário da colega.
    Agradeço sua contribuição, anotei algumas dicas pois vou a Itália em maio de 2016 ?

  6. Priscila Mozer  18/10/2015 - 09h47

    Adorei as dicas, era disso que eu precisava. Parabéns pela organização.

  7. Elizabeth (Beth)  06/12/2016 - 13h42

    Tonanni, gostei muito do seu blog. Gostei mais ainda porque você foi em dezembro, mês que eu irei. Dá para fazer todos esses passeios na boa, mesmo com frio? Você acha melhor reservar os museus para o fim da tarde, quando já está anoitecendo?

    • Tonanni  05/01/2017 - 15h28

      Oi Beth! Da pra fazer no frio sim! Esse guia eu escrevi quando estava por lá em Dezembro. Só capricha no casaco, luva e se prepare pra bater perna, que na minha opinião é o mais gostoso! Se perder pelas ruas de Roma! Bjs

Se inscreva no mailing!
Seja convidado pra eventos e receba atualizações!