Agua

 

A água é o principal componente do corpo humano. Entre várias de suas funções, está a regulação da temperatura corporal pela sudorese ou transpiração.

Se você perde água por volta de de 2% do seu peso corporal, vai ficar com sede. Sendo assim, não se deve esperar ter vontade de beber água para se hidratar, já que a manifestação de sede só ocorre diante de um processo de desidratação.

Além disso, junto com a água, perdem-se eletrólitos que desempenham funções importantes no organismo. Para se ter uma idéia, a taxa de produção de suor durante o exercício intenso em clima quente e úmido pode chegar a um litro por hora! Alguns autores citam até 2,8 litros/hora! Isso é muito!

A desidratação promove queda do rendimento, aumento da frequência cardíaca, aumento da pressão arterial, aumento da temperatura corporal, urina alaranjada e escura e, em casos graves, coma e morte! Dessa forma, a preocupação com a hidratação deve ocorrer antes, durante e após o treino.

Durante o treino, deve-se beber de 100 a 200 ml de água a cada 15 minutos de atividade. Caso a atividade ultrapasse uma hora de duração, essa água deve ser acrescida de carboidratos e sódio. Sendo que existem bebidas esportivas que já cumprem essa função (bebidas isotônicas).

Por isso preste atenção se está se hidratando corretamente pra não prejudicar o desempenho do seu treino!

Silvia Curtiu
Silvia Fonseca
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Comente pelo facebook
1 comentário
  1. Loja ELLES  04/09/2017 - 15h42

    Muito bom o artigo! Gostei muito

Se inscreva no mailing!
Seja convidado pra eventos e receba atualizações!