Ceviche Peruano

A convite da Arpege, participei de um workshop de ceviche peruano com o chefe Cassio Prados. A experiência foi incrível e vou compartilhar um pouco sobre a origem desse prato e a receita original.

O ceviche é um prato típico peruano que consiste em adicionar peixe, limão e ervas e serví-lo cru. Muitas pessoas se confundem no modo de preparo pois acreditam que o peixe deve marinado no limão. Muito pelo contrário! Uma marinada consiste em deixar o peixe de molho por 12 horas, ou seja, se você fizer isso vai estragar o seu prato! O limão é o último ingrediente e deve ser consumido poucos minutos após o término da receita.

O chamado “leite de tigre” nada mais é do que o caldo residual que os peruanos tomam antes de apreciar o prato. Interessante né? Além do peixe, o prato acompanha batata doce e milho a parte. Agora vou compartilhar com vcs a receita do Chef, que é o ceviche tradicional.

INGREDIENTES:
– Limão
– Peixe de sua preferência
– Cebola Roxa
– Pimenta dedo de moça
– Coentro
– Batata doce
– Fanta Laranja (já explico!)
– Gengibre e Cravo
– Milho
– Azeite
– Maracujá

Antes de mais nada vamos preparar a batata doce. Descasque a batata e cozinhe na fanta laranja com cravo e gengibre. Assim que ele pegar cor, faça um choque térmico com água gelada. Corte em cubos.

Corte a cebola roxa em corte Julienne (bem fininho) e jogue na panela junto com o milho (pode ser em conserva)

Tire as sementes da pimenta dedo de moça e corte em pedacinhos. Jogue na panela com azeite e bastante coentro picado.

Raspe bastante gengibre e esprema na panela, use uma quantidade de gengibre suficiente pra fazer um suco e marcar o sabor. Jogue fora o bagaço.

Por fim, adicione uma xícara de café de maracujá azedo e bastante limão espremido (de preferência o siciliano) com um pouco de sal.

Essa é a receita do típico ceviche peruano! Se quiser impressionar, sirva numa taça de martini e decore com uma florzinha e bom apetite! Todos os ingredientes pro preparo desse ceviche podem ser adquiridos na Arpège: http://www.arpege.com.br

Tonanni
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Comente pelo facebook
Se inscreva no mailing!
Seja convidado pra eventos e receba atualizações!