Descontinuados

 

Perfumes descontinuados são aqueles que pararam de ser fabricados. Basicamente um perfume é descontinuado porque a marca faliu, o produto não vendeu bem ou algum componente da fragrância foi banido. Este último motivo é alvo de infinitos e calorosos protestos da comunidade perfumólatra. O argumento é simples: o consumidor deveria escolher outra fragrância se ele for sensível a alguma substância.

Muitos perfumes acabam sendo reformulados, tendo os componentes polêmicos substituídos por moléculas sintéticas ou substâncias similares, mas certamente o resultado é diferente. Vou escrever apenas sobre aqueles que não tiveram essa chance, feliz ou infelizmente.

 

Intense Givenchy

Insensé (Givenchy)

Este é o melhor floral aldeídico feito para homens. Aldeídos são moléculas sintéticas usadas em fragrâncias para criar um efeito luminoso, elegante. Os que amam dizem que aldeídos cheiram a ferro passando roupa recém-lavada; o que detestam dizem que têm cheiro de esparadrapo. Graças a uma boa dose de notas de amora e lírio-do-vale, Insensé não cheira sintético. Apesar de ser um floral, é bastante masculino e passa uma sensação de homem romântico e misterioso. Ainda não foi copiado.

 

 

Yohji Homme

Yohji Homme

Tem um ar de Lolita Lempicka Au Masculin, com notas consideravelmente semelhantes: alcaçuz, anis, baunilha, rum e cedro. A diferença está na lavanda, fazendo de Yohji Homme um fougère. Eu pessoalmente tenho aversão a lavanda, mas neste caso ela é uma bela surpresa. O doce do Lolita dá lugar para uma fragrância mais masculina e mais séria, com incrível projeção e longevidade. Yohji Homme foi descontinuado devido à falência da marca do estilista Yohji Yamamoto. Há rumores de que será relançado.

 

 

Gucci Envy

Gucci Envy

Perfumes nunca foram o forte da casa Gucci. Para piorar, suas duas obras-primas foram descontinuadas: o Gucci Pour Homme e o Envy. A começar pela sua aparência, o frasco do Envy intimida por ser pesado e imponente, com o líquido em verde cor de inveja e uma baita tampa preta que cobre dois terços do produto. A fragrância é oriental amadeirada com incenso, gengibre, pimenta, cardamomo e coentro. Âmbar, tabaco e lavanda são coadjuvantes de uma receita incrivelmente nostálgica e inesquecível.

 

 

Kenzo Air

Kenzo Air

Uma das maiores surpresas da minha experiência perfumística, Kenzo Air ficou pouco tempo nas lojas antes de ser descontinuado. Não canso de falar bem deste perfume porque eu o acho ideal para o nosso clima. É uma fragrância fresca mas não banal, que trabalha com o vetiver de uma forma delicada, juntamente com anis, alcaçuz e bergamota. Este é daqueles de dar meia dúzia de borrifadas e se sentir flutuando.

 

 

M7

M7 (Yves Saint Laurent)

Os boatos do mundo da perfumaria dizem que M7 foi um fracasso de vendas e, portanto, retirado do mercado. Se você gosta de um perfume ao mesmo tempo chique e sensual, então encontrou. As notas de cabeça lhe dão um aspecto medicinal (xaropado) por  conta da mistura de oud e âmbar, mas ela logo pega no tranco e traz vetiver, alecrim e almíscar à tona. Entendo perfeitamente os protestos de seus fãs incansáveis.

Onde comprar perfumes descontinuados? Sem dúvida, o melhor lugar é o eBay. Prefira vendedores com dezenas de qualificações positivas e arrisque-se. Você vai gastar um pouco mais por algo raro, mas vai ter acesso a algo único. Se não gostar, venda pelo dobro do preço no Mercado Livre.

Para acompanhar os posts todos os dias, curta a fan page do ESTILO T | Blog de Moda Masculina

Daniel_Barros Curtiu

 

Daniel Barros
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Comente pelo facebook
3 comentários
  1. Thiago  25/04/2014 - 16h36

    Outra obra-prima da Gucci (era Tom Ford) descontinuada: Gucci Rush for men! Poucos conhecem, mas é um sândalo e cipreste moderníssimo, e que por razões comerciais (lançamento do Santal Blush da casa Tom Ford, praticamente a mesma fragrância pelo triplo do preço), foi descontinuado entre 2010 e 2011.

  2. André  28/04/2014 - 01h26

    Então… Aqui, dos que lastimo profundamente que tenham sido continuados, o M7, sem dúvida! Pois o novo M7 é péssimo.
    Havia um perfume chamado Antracìte Masculino, Da Jacomo, que era maravilhoso…
    Escada pour homme, dfiícil de achar…
    Um que lastimo profundamente que tenha sumido: Lalique Le Faune!
    E, por fim, Cristobal Pour Homme de Balenciaga.

  3. givaldo  20/09/2015 - 18h43

    trabalho aqui em uma empresa de mportaçao e exportaçao de perfumes em santa catarina e na vitrine abandonado tem 3 kenzoair se for tao bom assim vou pega pra mim rsrssr existe ele uns 3 paco rabbane feminino pour ele que estao la jogado os kenzoair ja sei que vao ser meus agora otima materia

Se inscreva no mailing!
Seja convidado pra eventos e receba atualizações!