Perfumes Femininos para Homens

 

Casas de perfume de nicho, em sua grande maioria, não classificam suas obras em masculino ou feminino. Não é só uma questão de otimização da produção. De fato seu público-alvo – formado pelos connoisseurs – já venceu a barreira do marketing e se importam primordialmente com o líquido. As marcas de nicho deixam a cargo de seus clientes a decisão sobre o grau de masculinidade (ou feminilidade) que uma fragrância pode transmitir.

No outro extremo, as grandes marcas da indústria rotulam seus perfumes conforme a adequação dentro do portfólio, a receptividade do mercado e o retorno financeiro. Mas então como inovar se tudo serve uma proposta racional? É por isso que, oportunamente, precisamos quebrar o preconceito e pular a cerca. Uma fragrância feminina pode cair bem num machão – a impressão é sempre resultante da interação do cheiro com a atitude de quem o exala.

 

 

Tommy Girl Perfume

Tommy Girl

Barato e subestimado, foi um projeto da perfumista Calice Becker que ficou engavetado por muitos anos por ser muito inovador. Tommy Hilfiger apostou na fórmula inusitada a base de chá e lançou a fragrância em 1996 para adolescentes americanas. Deliciosamente fresco, Tommy Girl nasce e morre cítrico mentolado, passando por várias fases florais (madressilva, rosa, jasmim, violeta, lírio, magnólia, camélia). O ferrenho crítico Luca Turin descreve-o como o sopro dos anjos.

 

 

Bandit Perfume

Bandit (Piguet)

Assim como os fougères são tipicamente masculinos, os chypres são vistos como femininos. Bandit é um clássico exemplo do gênero (que consiste basicamente de um acorde musgo de carvalho-bergamota), criado em 1944 e reformulado em 1999. Este é um chipre bem especial por ter notas agressivas de couro e civet (extrato da glândula de um felino selvagem). Somado a tudo isso, flores brancas, gálbano e mirra. É um perfume rococó, de vários ângulos, ideal para homens poderosos de coração mole.

 

 

Funny Moschino Perfume

Funny! (Moschino)

Homens que gostam de um perfume fresco diferenciado e moderno deveriam provar este delicioso perfume da casa Moschino. Também a base de chá como o Tommy Girl, Funny! é menos floral e mais picante, pero no mucho. Dá pra sentir bem a pimenta vermelha, dando um pouco mais de maturidade à fragrância, mas ainda assim com a doçura ácida de uma grapefruit (toranja). É alegre, divertido e bem-humorado como o próprio nome propõe.

 

 

Diorella Perfume

Diorella

Talvez o melhor chipre floral já criado, este perfume da casa Dior simboliza a liberdade dos anos 70. Diorella segue um caminho diferente do Bandit, e firma-se no acorde manjericão-limão. Pode remeter um pouco ao Eau Sauvage, mas se distancia ao trazer notas de jasmim, pêssego, rosa e melão. O musgo e o vetiver dão uma amargada na receita, criando um clima chique e austero ainda que fresco. A versão reformulada é moderna e mais macia que a original. Tem cheiro de casa europeia na primavera.

 

 

Prada Candy Perfume

Prada Candy

Uma palavra para descrever este perfume: caramelo. Depois de alguns dias usando o Candy dá pra pensar também em pipoca doce, bala toffee, açúcar queimado e doce de leite. Esta fragrância é um belíssimo exemplo do gênero gourmand – perfumes com odor “comestível”. É onde o olfato e o paladar se cruzam. Mas seria interessante ter cheiro de sobremesa? Muitos acham que sim, outros não. Eu acho complicado usar Candy para ir trabalhar, mas é perfeito para dormir gostoso.

É sempre difícil falar de apenas cinco perfumes quando existem tantas possibilidades. Outros que poderiam estar nesta lista: Black Orchid de Tom Ford (um delicioso floral achocolatado), Visa de Robert Piguet (um tutti-frutti resinado) e Kenzo Amour (um reconfortante pão-de-ló), e, como não poderiam faltar, as obras-primas da Guerlain Shalimar (melhor oriental de todos os tempos), Après l’Ondée (melhor cheiro de banho do mundo) e o novíssimo Un Petite Robe Noire (um delicioso gourmand  com cheiro de pâtisserie).

Para acompanhar os posts todos os dias, curta a fan page do ESTILO T | Blog de Moda Masculina

Daniel_Barros Curtiu
Daniel Barros
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Comente pelo facebook
1 comentário
  1. Carla Biscaglia  16/05/2014 - 15h01

    Daniel, fiquei surpresa com a tua lista! Nunca imaginei ver Tommy girl, funny e prada candy numa lista masculina. Normalmente acostumamos ver perfumes como poison, opium, midnight poison, Chipres ou florais orientais mais fechados. Adorei!

Se inscreva no mailing!
Seja convidado pra eventos e receba atualizações!