A perfumaria gourmand – aquela que tem aroma de coisa gostosa de comer – já teve seus ensaios, mas decolou mesmo com o lançamento ousado de Angel pelo estilista Thierry Mugler em 1992. A ideia louca de compor uma fragrância com a molécula ethyl maltol – aquela que dá o aroma caramelado ao algodão doce – provou-se bem sucedida. A partir daí, além dos inúmeros “flankers” do Angel, várias outras casas aderiram à moda que perdura até agora.

Os gourmands têm um pé no sexy (porque deixa a pessoa literalmente mais desejável) e outro pé no confortável (porque o cheiro doce nos remete à nossa infância). A atitude de quem usa é que determinará o que vai predominar. De qualquer forma, é sempre bom ignorar os preconceituosos que torcem o nariz e se recusam a considerar um perfume gourmand um perfume bom. Tem gourmand bom e tem gourmand ruim.

 

 

A Men

A*Men (Thierry Mugler)—Impossível deixar de colocar o A*Men num Top 5 de gourmands. A versão masculina de Angel difere-se apenas na nota de menta e um pouco mais de patchouli. Este é um perfume que merece 10 em todos os quesitos: aroma, projeção e fixação. A*Men é uma mistura de doce de leite, chocolate, café e mel, com um fundo amadeirado e mentolado. E se você gostar dele, pode ainda comprar a versão tabaco (Pure Havane), malte (Pure Malt), café (Pure Coffee), menta (Pure Shot) e couro (Pure Leather).

 

 

Allure

Allure Édition Blanche (Chanel)—Este é o gourmand mais usável da lista, ou seja, é apropriado para o escritório mesmo num dia quente de verão. Tudo isso graças à sua “vibe” de torta de limão, que mesmo doce ainda refresca. Blanche é uma fragrância multifacetada, que vai se revelando aos poucos durante o dia. Ao aplicá-lo, podemos sentir as notas de limão siciliano e pimenta vermelha (mais doce que picante). Depois de meia hora aparecem as notas de baunilha, vetiver, gengibre e musk e, horas depois, cedro e sândalo. Delicioso!

 

 

Midnight in Paris

Midnight in Paris (Van Cleef & Arpels)—Lançado em 2010, este perfume da grife de relógios Van Cleef & Arpels veio para dar uma modernizada em sua linha de fragrâncias masculinas. Seu frasco merece ser mencionado como um dos mais bonitos da perfumaria. O conteúdo não decepciona: enquanto A*Men e Blanche estão mais no campo da baunilha, Midnight in Paris arrisca-se no couro. Como o próprio nome diz, é um perfume para a noite, repleto de notas doces como tonka, benjoim e amêndoas, e algumas mais leves como chá e frutas cítricas.

 

 

Givenchy

Very Irresistible For Men (Givenchy)—Este é um perfume da casa Givenchy praticamente esquecido. Very Irresistible For Men consegue a proeza de ser uma fragrância sensual e ao mesmo tempo revigorante. Isso é devido à sua composição de notas que vão de café, avelã e gergelim a menta e grapefruit (toranja). Assim como Blanche, esta é também uma opção de gourmand que pode ser usado para o trabalho sem medo de deixar aquele rastro de açúcar queimado no ar.

 

 

Blue Sugar

Blue Sugar (Aquolina)—Um dos hypes do momento, Blue Sugar demorou anos para deslanchar. Parece que os homens finalmente perderam o preconceito e aderiram aos perfumes doces. Blue Sugar não faz mistério: já abre com uma nota de algodão doce esmagadora, que vai levar você (e quem está por perto) à infância. Pra não ficar só numa nota, Blue Sugar também exala a dupla indissociável alcaçuz/anis, lavanda, notas amadeiradas e cítricas. Perfeito para namorar, dormir ou as duas coisas em qualquer ordem.

Outros ótimos gourmands que merecem menção: Dior Homme Intense (torta de maçã), L’Instant de Guerlain pour Homme Extrême (chocolate licoroso), Givenchy Pi (amêndoas açucaradas), Rochas Man (cappuccino) e Valentino Uomo (chocolate com avelãs).

Daniel Barros
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Comente pelo facebook
3 comentários
  1. Luciano  01/11/2014 - 00h02

    Parabéns pelo site e as listas de perfume Top 5 para cada ocasião.
    Abs

  2. Carlos  10/01/2015 - 08h13

    Belo top 5 gourmands, acho que desta lista só tiraria o mip de van cleef, colocaria o fantástico Dior intense, que aliás é muito mais perfume, além de fixar e projetar horrores em comparação com o mip que em mim foi uma decepção em termos de fixação e projeção, na minha pele ele ficou apagado inofensivo, mas em relação ao blanche outro da lista, só tenho elogios, maravilhoso, um perfume chic e sofisticado que uni o frio com o quente, um oriental gourmand fresco, obra prima de jacques pouge está entre os meus preferidos junto com Dior intense e for him narciso Rodrigues na linha designers, mas com tudo parabéns,top muito bom gosto.

  3. Carlos  10/01/2015 - 08h28

    Parabéns pelo top 5 gourmands, só tiraria o mip de van cleef, que me decepcionou em relação a fixação e projeção, ficou apagado inofensivo em minha pele, colocaria o Dior intense no lugar dele, em relação ao blanche, só tenho elogios, belo oriental gourmand fresco, obra prima de jacques pouge unindo o frio eo quente em uma fragrância única, que é um dos meus preferidos junto com o Dior intense eo for him de narciso Rodrigues, mas com tudo parabéns, um top 5 de muito bom gosto.

    Abraços!!!

Se inscreva no mailing!
Seja convidado pra eventos e receba atualizações!