Perfumes de Macho

 

Pouco tempo atrás eu escrevi sobre o mito do sexo dos perfumes e que, na verdade, o que existe são associações (memórias infantis) e marketing (interesses corporativos). Quando falamos que um perfume é de macho é porque ele contém notas que remetem ao ideal de indivíduo selvagem, conquistador e despretensioso.

Algumas notas podem realmente fazer crescer pelos no peito de quem os aplica, tais como lavanda, musgo de carvalho, couro, pinho, tabaco e castoreum. Este último é curiosamente extraído de bolsas sebáceas do castor, as quais eliminam um odor para marcação de território. Soa familiar?

 

Azarro Perfume

Azzaro

O site Basenotes – que reúne feedback de milhares de usuários sobre mais de 50 mil perfumes catalogados – elegeu Azzaro como o melhor perfume masculino do mundo (Shalimar seria o melhor feminino). Criado em 1978, Azzaro seria o perfume perfeito não fosse tão popular. Suas notas de anis, lavanda, musgo, couro, entre outras, funcionam em equilíbrio irretocável, do começo ao fim de doze horas de uso. Impressione ao pronunciar corretamente “atzáro” em vez de “azarrô”.

 

 

Chanel for Men

Antaeus (Chanel)

Forte como um deus grego, gentil como um homem. Assim foi lançado em 1981 o mais animálico dos perfumes da casa Chanel. Hoje em dia totalmente fora de moda, esta obra-prima mantém-se como referência de “perfume que tem cheiro de bicho”. Para quem não está acostumado, cheirar Antaeus é um soco na cara. A nota de castoreum ofusca todas as demais (musgo de carvalho, rosa, patchouli, láudano), dando impressão de que o perfume vai aquecendo com o tempo. Só recomendo pra quem coça o saco.

 

 

Perfume Jazz YSL

Jazz (YSL)

Este excelente perfume da casa Yves Saint Laurent é um pouco mais domesticado e pende para o lado picante. Contém notas bem pronunciadas de lavanda, tabaco, couro e musgo de carvalho, mas também um festival de especiarias (coentro, canela, noz moscada e cardamomo). Não é nem de longe um perfume simples. Como o próprio nome sugere, Jazz é uma fragrância bastante masculina, porém para homens refinados. Apesar de hoje ser vendido tão barato, não se popularizou.

 

 

Yatagan Caron

Yatagan (Caron)

Outro clássico de 1978, esta fragrância é provavelmente a opção mais bruta deste top 5. A primeira vez que eu o provei, meu corpo instintivamente se curvou para trás. Yatagan junta castoreum com ervas (pinho, Artemísia, manjericão, menta, agrião), gálbano, incenso, almíscar e madeiras diversas para dar um efeito perturbador, impossível de gerar indiferença. Sucesso absoluto nos países do Oriente Médio, este perfume é recomendado para aqueles que cospem no chão.

 

 

Aramis Perfume

Aramis

Criado em 1966 e até hoje referência de couro, esta fragrância passou por muitas modas e continua sendo visto como um dos melhores perfumes verdadeiramente masculinos. Seu frasco tedioso não inspira muita excitação, mas está de acordo com sua proposta de falta de pretensão. O curioso é que Aramis contém várias notas florais (tipicamente femininas), tais como gerânio, jasmim e gardênia, e até mesmo o docinho âmbar. No entanto, a secura e a amargura do couro, vetiver, patchouli e musgo de carvalho reinam absolutas.

Certamente entrariam nesta lista também o Kouros (YSL) e o Polo (Ralph Lauren), se já não tivessem sido abordados no top 5 de perfumes controversos. 

Se você se identificou com as descrições acima, você não é inocente. Libere o animal que reside dentro de você e boa caça!

Para acompanhar os posts todos os dias, curta a fan page do ESTILO T | Blog de Moda Masculina

Daniel Barros
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Comente pelo facebook
9 comentários
  1. Carla B  02/05/2014 - 07h47

    Dani Dani….só faltou a propaganda do Old Spice!
    Confesso que não gosto de perfumes assim. Não repudio e posso até achar interessante, mas particularmente, não.
    Apesar que senti-los em uma pele masculina é diferente. Na minha pele, dá vontade de arrancar o braço e fugir
    Mas tinha que colocar o Joe Manganielo para a imagem do Aramis? Ui.
    Fiquei curiosa……

  2. Victor Pagani  02/05/2014 - 08h46

    São ótimos perfumes! Indico o Dior Homme Intense também. Perfeito :)

    Eu ainda não conhecia seu blog e, sinceramente, curti demais! Parabéns!

    Abração,
    Torugo.

  3. marcelo  12/05/2014 - 22h37

    daniel:
    coneci vc la na perfumaria e por sua indicaçao conheci este blog muito bom mesmo sigo as dikas
    dentre estes perfumes gosto do azzaro.
    resenhas basicas mas de muito bom gosto.
    todas as sexta dou uma espiada

    • Tonanni  13/05/2014 - 00h01

      Que legal Marcelo! Volte todos os dias que sempre tem post novo! Abs!

  4. Daleno  27/11/2014 - 12h24

    Falta o Chanel para eu buscar ainda, os outros todos ja tive, o Aramis tenho ele ainda, alterno com o Santos, e minha mulher ama, assim como a mulherada também elogia.

    vou ver se busco o Antaeus..

  5. Pierluigi  16/07/2015 - 13h01

    Gostei muito da minimatéria sobre o Azzaro foi de muita ajuda para escolher o meu Pour Homme e obviamente diga-se de passagem adorei,queria compartilhar com o pessoal do estilot um site muito bom e com preços justos em comparação com as aberrações na net,de vendas de perfumes online,se chama: http://www.oliviaperfumes.com.br.
    O que é bom é justo compartilhar.

    Falou
    Pierluigi

    • Tonanni  20/07/2015 - 09h24

      Oi Pierluigi! Obrigado pela dica do site e fico feliz que tenha curtido a resenha do Azzaro! Abs

  6. Joselito  24/07/2015 - 16h27

    Daniel, além deste top 5 você poderia citar outros exemplos. Gosto destes listados mas queria conhecer mais exemplos.

  7. Simonn  28/01/2017 - 09h44

    Aramis. Pra mim é um perfume excelente. Pra usar durante o dia e em noites quentes é ideal. Tem um cheiro de gente limpa, mas tem personalidade.

Se inscreva no mailing!
Seja convidado pra eventos e receba atualizações!