Perfumes Old School

 

Muitas são as interpretações para a expressão “old school”, mas eu simplesmente acho que é um eufemismo para “antiquado”. Ou seja, quando falamos que um perfume é “old school”, é porque ele é de outra era. Nas minhas pesquisas, percebi que as fragrâncias desta categoria têm em comum dois tipos de notas: musgo de carvalho e as animálicas (castoreum e civet). Não é coincidência – afinal estas notas sofreram nas últimas décadas inúmeras restrições por conta de reações alérgicas em seres humanos. Mas não é só uma questão farmacológica – notas intensas como as de musgo ou animálicas saíram de moda na entrada da década de 90, quando o mundo pediu perfumes mais frescos como o icônico CK One.

 

Equipage Review Resenha

Equipage (Hermès)

Este foi o primeiro perfume da casa Hermès (lançado em 1970) e é um dos mais diferentes que já provei. Equipage é uma fragrância amadeirada esfumaçada (vetiver) com notas herbáceas (musgo, pinho e sálvia) e condimentadas (cravo-da-índia, canela e noz moscada).  Impossível de passar despercebido pelo seu poder de projeção e silagem, não é para todos. Este perfume tem um aspecto ultra masculino e projeta a imagem de um fazendeiro de posses ou talvez aquele seu tio que fuma charuto e vê Bonanza, sem se importar com o que dizem.

 

Armani Review Resenha

Armani Pour Homme

Lançada em 1984, esta fragrância lembra bem o Eau Sauvage de Christian Dior. É um clássico cítrico com especiarias e madeiras, repleto de notas tipicamente masculinas como manjericão, lírio, noz moscada, patchouli, cravo-da-índia e musgo de carvalho. Apesar de não ter uma composição pesada, Armani Pour Homme transmite uma “vibe” de senhor de terno de corte clássico e gravata larga. Infelizmente este perfume peca um pouco em sua longevidade e precisa ser reaplicado de quatro em quatro horas. Não recomendado para portadores de Alzheimer.

 

Heritage Review Resenha

Heritage (Guerlain)

Heritage foi composto por Jean-Paul Guerlain em 1992, mas parou no tempo. Heritage é uma daquelas fragrâncias com dezenas de notas e que se desabrocha folha por folha. Primeiro você sente uma onda de acordes verdes, cítricos e aldeídicos (cheiro de sabonete ou tinturaria). Depois a composição revela notas florais (íris, rosa, jasmim, cravo, gerânio, lírio-do-vale) e especiadas (noz moscada, pimenta, coentro, pimenta vermelha). Finalmente, aparecem as notas amadeiradas (cedro, âmbar, musgo de carvalho, sândalo, vetiver e tonka) e uma baunilha, que lhe garantem uma secagem espetacular.

 

Jazz

Jazz (YSL)

Existe algo de quase terapêutico nesta criação de Yves Saint Laurent de 1988. O próprio nome do perfume nos remete e algo tranquilo e um pouco nostálgico. Jazz é um fougère que se diferencia por seu aspecto herbáceo (Artemísia) e seco/terroso (musgo de carvalho). Abre com o frescor da lavanda, passando rapidamente para notas de tabaco, noz moscada, couro, absinto e cedro. Na secagem apresenta seu lado mais doce de âmbar com almíscar. É masculino, elegante e confortável.

 

Givenchy Perfume Review Resenha

Givenchy Gentleman

Lançado em 1974 pela casa Givenchy, este é um perfume amadeirado terroso. Quem não curte patchouli (folha com cheiro bem seco, quase como cacau), não vai curtir Gentleman. A composição vale-se ainda de notas de couro, vetiver, rosa, canela e mel em perfeita harmonia. A versão vendida nas lojas não apresenta mais a nota de civet da versão original, que era mais animálica. Séria, madura e sofisticada, Gentleman não deixa de ser uma boa fragrância para homens de peito cabeludo, jaqueta de couro e Harley Davidson.

Vale mencionar ainda outros excelentes perfumes “old school” já resenhados em outros TOP 5: Polo de Ralph Lauren (couro pinhoso), Antaeus de Chanel (musgo animálico), Aramis (couro amadeirado),  Azzaro (lavanda anisada) e Kouros de Yves Saint Laurent (couro animálico).

Para acompanhar os posts todos os dias, curta a fan page do ESTILO T | Blog de Moda Masculina

Daniel_Barros Curtiu
Daniel Barros
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Comente pelo facebook
Se inscreva no mailing!
Seja convidado pra eventos e receba atualizações!